Momento Cultural e tarde de autógrafo de livros feitos pelos alunos na Escola JCB

06/12/2017 - 11:40

Na última sexta-feira, dia 30 de novembro, a Escola Jockey Club Brasileiro realizou o Momento Cultural 2017, no qual foram apresentados os trabalhos realizados com as turmas do 6º ao 9º ano durante o ano letivo, com o tema do Projeto Político Pedagógico da escola: “Solidariedade e cidadania nas redes de Paz”.Além das turmas do turno da manhã, os alunos do 5ª ano também apresentaram seus trabalhos sobre eletricidade, fontes de energia, luz e sombra.

 

Para a diretora Sandra Page, esses momentos são fundamentais para a formação dos alunos, pois contribuem para a troca de conhecimento. “Esse momento é muito importante para todos, pois todas as turmas estão expondo seus trabalhos, conhecendo um pouco mais das outras turmas e tendo uma noção do que terá pela frente no ano seguinte. Essa troca é fundamental para o aprendizado”, afirmou.

 

Os alunos das turmas 601 e 602 fizeram uma campanha de arrecadação de alimentos e um trabalho sobre os países, ONGs e instituições que colaboram e se esforçam para espalhar a paz no mundo. Os estudantes ainda fizeram uma apresentação de dança e em seguida soltaram 50 balões brancos, com mensagens de paz, amor, amizade e respeito.

 

Já os alunos do 7º ano presentearam os alunos do 1º ano com brinquedos e jogos. Cada aluno escolheu uma criança para receber uma lembrança de Natal. O trabalho da turma do 8º ano consistia em apresentar situações e caminhos que eles acreditavam ser necessários para encontrar a paz. Dentre os caminhos eles descobriram e citaram como mais importantes o respeito, a paz, o amor, a amizade, a educação e o combate ao preconceito.

 

As turmas 901 e 902 entrevistaram o ex-atleta de vôlei e campeão olímpico Nalbert Bitencourt que falou sobre sua carreira, o que ele espera para o futuro e como o esporte mudou a vida dele e pode mudar a dos estudantes.

 

Projeto Estante Mágica e a tarde de autógrafos dos alunos

 

Ainda na tarde de30 de novembro e em 04 de dezembro os alunos da turma 501 e 502, realizaram tardes de autógrafos do Projeto Estante Mágica. Os alunos receberam amigos e familiares para o lançamento oficial de seus livros, produzidos em sala de aula, com o apoio do projeto. Todo o processo de criação dos livros foi feito pelos alunos, dentro das salas de aulas. Os textos foram produzidos nas aulas de português, as ilustrações foram feitas nas aulas de desenho e as aulas de informática eram utilizadas para digitalizar as ilustrações e mandar para a plataforma da Estante Mágica.

 

Para a diretora adjunta Rosaline Alves, o projeto vem de encontro com o que a escola preza desde sua inauguração. “Desde que foi fundada a EJCB preza pela leitura, escrita e pelo prazer de fazer o que se gosta, pois são coisas que levamos para a vida. E este projeto trabalhou exatamente isso com vocês. Todos vocês são um grande orgulho para toda a escola e para os pais e amigos de vocês que aqui estão, parabéns”, disse aos alunos.

 

Para o aluno Gabryel Muniz de Araújo, autor do livro “A paz x A guerra” escrever um livro é uma emoção sem tamanho. “Eu gostei bastante de participar desse projeto. Eu sempre gostei de desenhar e escrever, então ter a oportunidade de fazer isso e ainda lançar um livro é uma coisa única. Espero escrever novos livros em breve”, finalizou.

 

Após o sucesso do projeto em 2017, a Escola Jockey Club Brasileiro já aguarda a chegada de 2018 para que novos escritores possam lançar seus livros.

 

 

Sobre a Escola Jockey Club Brasileiro

 
Fundada em 27 de setembro de 1946, a Escola do Jockey Club Brasileiro atente, atualmente, aproximadamente 500 alunos, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. A Escola é totalmente gratuita e recebe estudantes das comunidades que cercam o Jockey, como Rocinha, Vidigal e Parque da Cidade, além de oferecer ensino de qualidade também aos filhos de funcionários e profissionais do turfe.
 
A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Estudo recente mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade e se tornam profissionais bem-sucedidos.