Nos dias 18 e 20 de junho, os alunos das turmas do 8º e 9º ano da Escola Jockey Club Brasileiro tiveram a oportunidade de visitar a Bienal do Livro 2025, realizada no Riocentro. O evento marcou a celebração do título concedido pela UNESCO, que reconheceu o Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro, e trouxe uma programação diversa, com lançamentos, debates com autores, sessões de autógrafos e a inauguração de um inovador Book Park, que uniu literatura, tecnologia e interatividade.
Durante a visita, os estudantes exploraram diferentes estandes de editoras e livrarias, como Art, Mundo Cristão, Mood, Skeelo e Patos Literários, além de se encantarem com a ampla variedade de títulos disponíveis — muitos deles difíceis de encontrar em livrarias tradicionais. A experiência também contou com atrações como roda-gigante, labirinto, praça de alimentação e os imponentes pavilhões da Bienal, tornando o passeio ainda mais especial.
A atividade foi acompanhada pelas professoras Patrícia Condé e Gilda, pela bibliotecária Flávia Pereira, pelos inspetores Duane e Jorge, além da diretora Sandra Page. O entusiasmo dos alunos, apaixonados pela leitura, reforçou o sucesso da iniciativa, que uniu aprendizado, cultura e diversão em um dos maiores eventos literários do país.
Veja como foi:
Saiba mais sobre a Escola JCB
A escola foi fundada em 27 de setembro de 1946 e atende, atualmente, aproximadamente 300 alunos por ano, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. São mais de sete décadas mantendo o ensino de qualidade, responsável pela formação escolar e cidadã das milhares de crianças que já passaram pela escola fundada e mantida integralmente pelo Jockey Club Brasileiro.
O ensino é gratuito, inclui lanche e atende filhos de funcionários, profissionais do turfe além de estudantes das comunidades próximas ao hipódromo. A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Uma pesquisa interna mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade, muitos retornam como profissionais bem-sucedidos para dar palestras e inspirar novas gerações.
Jockey celebra sete décadas da escola modelo gratuita
A ocasião contou com a presença de chefes de Estado e representantes civis, militares e religiosos marcaram presença na ocasião – Dr. Mário de Azevedo Ribeiro, presidente do Jockey Club Brasileiro à época recebeu o então Presidente da República Café Filho, o Prefeito do Rio de Janeiro Alim Pedro, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távaro e demais convidados da alta sociedade.