No dia 30 de julho, os alunos do 9º ano da Escola Jockey Club Brasileiro participaram de uma visita ao Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, no bairro da Glória, acompanhados pela professora Patrícia Condé. Durante o passeio, conheceram a exposição “Ekahout: trânsitos do olhar”, que apresenta pinturas retratando os povos nativos sob a perspectiva do colonizador, promovendo reflexões sobre como a história pode assumir diferentes narrativas.
A atividade representou uma rica oportunidade de aprendizagem, oferecendo aos estudantes mais conhecimento sobre a história do Brasil, a criação do Instituto e sua importância para a preservação da memória nacional.
Além do conteúdo cultural, os alunos puderam apreciar uma vista privilegiada da cidade, contemplando cartões-postais como os Arcos da Lapa, o Aeroporto Santos Dumont, o Aterro do Flamengo e grande parte do Centro do Rio de Janeiro. Fundado em 1838, ainda no período imperial, o Instituto teve como “padrinho” o imperador Dom Pedro II, reforçando sua relevância histórica para o país.
Veja como foi:
Saiba mais sobre a Escola JCB
A escola foi fundada em 27 de setembro de 1946 e atende, atualmente, aproximadamente 300 alunos por ano, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. São mais de sete décadas mantendo o ensino de qualidade, responsável pela formação escolar e cidadã das milhares de crianças que já passaram pela escola fundada e mantida integralmente pelo Jockey Club Brasileiro.
O ensino é gratuito, inclui lanche e atende filhos de funcionários, profissionais do turfe além de estudantes das comunidades próximas ao hipódromo. A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Uma pesquisa interna mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade, muitos retornam como profissionais bem-sucedidos para dar palestras e inspirar novas gerações.
Jockey celebra sete décadas da escola modelo gratuita
A ocasião contou com a presença de chefes de Estado e representantes civis, militares e religiosos marcaram presença na ocasião – Dr. Mário de Azevedo Ribeiro, presidente do Jockey Club Brasileiro à época recebeu o então Presidente da República Café Filho, o Prefeito do Rio de Janeiro Alim Pedro, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távaro e demais convidados da alta sociedade.