A Feira de Matemática desse ano, foi realizada nos dias 4 e 5 novembro, onde foi apresentado o trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º ao 9º ano, visando uma interação entre as turmas, com os pais e com os funcionários do Jockey Club Brasileiro.
O objetivo era que os alunos pudessem jogar com o público visitante e assim demonstrar através de várias atividades lúdicas os diferentes conceitos matemáticos que aprenderam.
No turno da manhã foram apresentados os trabalhos do 6º ao 9º ano e da Turma 101. Cada turma organizou os seus materiais em suas respectivas salas de aula.
O 6º ano confeccionou diferentes jogos com Frações, a Turma 602 explorou as operações de Adição e de Subtração e a Turma 601 as operações de Multiplicação e Divisão.
No 7º ano, a Turma 701 abordou a Introdução a Álgebra e as noções básicas para a Construção do Plano Cartesiano e a Turma 702 fez o trabalho introdutório para Equação do 1º Grau.
O 8º ano apresentou o Teorema de Pitágoras, Desafios com Malba Tahan, Número de Ouro e o Número ¶, com abordagens diferentes em cada uma das turmas.
O 9º ano realizou diferentes propostas entre as turmas 901 e 902. Utilizaram o Teorema de Tales para medir a altura do prédio, mostraram diferentes aplicações do Teorema de Pitágoras e um jogo com a Função Quadrática, que explorou seus principais conceitos.
Nos murais dispostos ao longo do pátio interno da escola foram colocados alguns trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Matemática, com a professora Cássia, e também foi montado uma linha do tempo interativa na qual relatava a História da Matemática e os principais acontecimentos históricos vivenciados em cada época. Esse trabalho foi realizado com todas as turmas do Ensino Fundamental II no Laboratório de Informática. Onde os alunos pesquisaram, sintetizaram as informações e ilustraram seus registros com diferentes gravuras.
Depois, foi proposto a cada turma que escolhessem dois matemáticos, que desenvolveram trabalhos que abordavam os, conceitos que eles estavam estando. Foram indicados dois alunos para representá-los, através da caracterizaram física, relatos importantes de suas vidas e suas contribuições para a Matemática. Esses alunos foram dispostos ao longo da linha do tempo e se apresentavam para o público visitante, o qual ganhava uma cédula para votar no matemático que melhor foi representado.
No turno da tarde, as turmas do 1° ao 3° ano realizaram seus trabalhos no refeitório da escola, onde todos os alunos foram agrupados e distribuídos entre várias mesas, para que o público pudesse interagir com eles. As turmas do 4º e do 5º ano se organizaram em suas salas de aula.
O 1º ano explorou jogos com as operações de Adição e Subtração.
O 2º ano realizou Jogos de Multiplicação com as leis do 2 e do 5, jogos introdutórios aos conceitos de hora inteira e minutos a partir da tabuada do 5.
No 3º ano, a Turma 301 apresentou jogos com as operações de Adição com Transporte, Subtração com Retorno, a Construção do Milhar e a origem dos conceitos de dobro e do triplo através de dobraduras e tinta guache.
A Turma 302 propôs jogos que diferenciam a Divisão Medida da Divisão Partilha, jogos com o Algoritmo da Multiplicação por um Algarismo e do Algoritmo da Divisão por um Algarismo. Nessa turma foram utilizados diferentes materiais de contagem para a realização das atividades, como lápis de cor, palitos de picolé, tampinhas de garrafa e Material Dourado.
O 4º ano organizou jogos de sistematização da Multiplicação com diferentes leis, jogos da Multiplicação com 2 Algarismos através da Geometria e jogo do perímetro de diferentes figuras geométricas planas com a transformação de unidades do Sistema Métrico.
O 5°ano abordou o jogo do STOP para a sistematização das 4 operações fundamentais, o jogo do Troca para explorar simultaneamente a multiplicação com as leis do 6 ao 9 e a exploração das Histórias Matemáticas com as 4 operações fundamentais a partir dos Clássicos da Literatura Infantil.
A Professora de Informática, Ana Flávia, apresentou o trabalho interdisciplinar que desenvolveu no Ensino Fundamental I envolvendo a Matemática, o Português, a Literatura Infantil e os diferentes recursos que podem ser explorados com o Power Point, a Internet e o Excel.
Através das fotos conseguimos perceber o envolvimento de todos nas diversas atividades propostas, sem dúvida alguma foram dois dias de muito trabalho e interação dos alunos com o público. Sabemos que experiências ricas como essas contribuem não apenas para a consolidação de conceitos matemáticos estudados, mas para a desenvoltura na apresentação, onde os alunos superam a timidez e fortalecem a autoestima.
Vencer os desafios propostos, construir novas competências e habilidades, aprender a aprender de uma maneira prazerosa são metas que Escola Jockey Club Brasileiro propõe aos seus alunos no trabalho que diariamente é desenvolvido e que em eventos como esses fazemos questão de apresentar para todos que nos visitam.
A todas as pessoas que vieram na Feira de Matemática 2019, o nosso sincero agradecimento, a participação de vocês nas atividades com nossos alunos fizeram com que os objetivos traçados para esse trabalho fossem plenamente atingidos Mais uma vez constatamos na prática a importância dos vínculos e das relações estabelecidas entre a criança, sua família e a escola para o desenvolvimento integral de nossos alunos.
Jaqueline Lumertz
Coordenadora de Matemática, Ciências e Informática da EJCB.
Saiba mais sobre a EJCB
A escola foi fundada em 27 de setembro de 1946 e atende, atualmente, aproximadamente 500 alunos por ano, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. São mais de sete décadas mantendo o ensino de qualidade, responsável pela formação escolar e cidadã das milhares de crianças que já passaram pela escola fundada e mantida integralmente pelo Jockey Club Brasileiro. O ensino é gratuito, inclui alimentação, assistência dentária e recebe filhos de funcionários, profissionais do turfe além de estudantes das comunidades que cercam o Jockey, como Rocinha, Vidigal e Parque da Cidade. A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Estudo recente mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade e se tornam profissionais bem-sucedidos.
Jockey celebra sete décadas da escola modelo gratuita
Clique aqui e confira matéria histórica da inauguração do prédio atual onde funciona a EJCB. A ocasião contou com a presença de chefes de Estado e representantes civis, militares e religiosos marcaram presença na ocasião – Dr. Mário de Azevedo Ribeiro, presidente do Jockey Club Brasileiro à época recebeu o então Presidente da República Café Filho, o Prefeito do Rio de Janeiro Alim Pedro, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távaro e demais convidados da alta sociedade. Os principais jornais da época do evento como Correio da Manhã, Diário da Noite, O Globo, Manchete e Diário Carioca deram destaque para a inauguração do prédio, considerado um padrão para demais escolas e para o governo do Rio de Janeiro.