Escola JCB visita a Bienal do Livro

A Escola Jockey Club Brasileiro levou os alunos do 6º ao 9º ano numa visita super especial à Bienal do Livro, local de comemoração a leitura e a cultura. O passeio aconteceu nos dias 05 e 06/09 e os alunos foram acompanhados pela equipe e professores da escola: Nívea (Português) Ana Deveza (Arte), Francisco (Ciências), Flávia Pereira (Bibliotecária), Dania, Márcia Trancoso, Gefferson, Jorge, Flávio (História), Patrícia (Português), Flávia Leite (Informática) e Maria Helena.

Todos puderam explorar cada estande e tiveram a oportunidade de entrar em contato com inúmeras obras e seus autores. Foram dois dias de passeios literários com a aquisição de diversas peças, incentivando os alunos à leitura, um dos objetivos do Projeto Político Pedagógico da EJCB.

Na referida visita, alunos e professores tiveram oportunidade de fortalecer as relações de amizade entre o grupo num ambiente diferente e tão importante para a educação e futuro de todos. Agradecemos o apoio das famílias da EJCB e a todos os envolvidos no projeto Bienal, desejando mais e mais ricas leituras.

Em 2023, a Bienal do Livro Rio completou 40 anos de história. Valiosa por manter o livro no centro da cena cultural brasileira, como experiência ampliada, compartilhada e inovadora, a Bienal é uma celebração única e aparece em destaque entre os maiores eventos literários do mundo.

Alguns dos momentos-chave de sua trajetória longeva confirmam o quanto os livros constroem e refletem a sociedade, e, por outro, atestam a importância da Bienal, sob as perspectivas histórica, cultural e social, tanto para o Rio de Janeiro como para o país.

Créditos de imagens: acervo dos alunos da Escola Jockey Club Brasileiro.

 

Saiba mais sobre a Escola JCB

A escola foi fundada em 27 de setembro de 1946 e atende, atualmente, aproximadamente 300 alunos por ano, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. São mais de sete décadas mantendo o ensino de qualidade, responsável pela formação escolar e cidadã das milhares de crianças que já passaram pela escola fundada e mantida integralmente pelo Jockey Club Brasileiro.

O ensino é gratuito, inclui lanche e atende filhos de funcionários, profissionais do turfe além de estudantes das comunidades próximas ao hipódromo. A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Uma pesquisa interna mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade, muitos retornam como profissionais bem-sucedidos para dar palestras e inspirar novas gerações.

 

Jockey celebra sete décadas da escola modelo gratuita

Clique aqui e confira matéria histórica da inauguração do prédio atual onde funciona a EJCB, em 27/09/1946.

A ocasião contou com a presença de chefes de Estado e representantes civis, militares e religiosos marcaram presença na ocasião – Dr. Mário de Azevedo Ribeiro, presidente do Jockey Club Brasileiro à época recebeu o então Presidente da República Café Filho, o Prefeito do Rio de Janeiro Alim Pedro, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távaro e demais convidados da alta sociedade.

Os principais jornais da época do evento como Correio da Manhã, Diário da Noite, O Globo, Manchete e Diário Carioca deram destaque para a inauguração do prédio, considerado um padrão para demais escolas e para o governo do Rio de Janeiro.