Escola JCB recebe palestra sobre ansiedade e depressão

Atendendo aos pedidos dos alunos da professora Cassia Roque, da disciplina de Ética e Cidadania, as turmas do 9° ano da Escola Jockey Club Brasileiro receberam o psicólogo e especialista em hipnose clínica Ivan Oliveira em 17/10 para uma palestra sobre depressão e ansiedade. O assunto já vinha sendo debatido em sala de aula e no encontro foi esclarecida a diferença entre depressão, tristeza, ansiedade e estresse. Ivan apresentou aproveitou para dar dicas para estudar de forma que os jovens se sintam motivados, pensem no futuro e se preparem para os próximos anos.

A pressão e a cobrança faz parte da vida e a transição do jovem para a vida adulta pode ocasionar ansiedade e até mesmo crises que podem ser trabalhadas com hipnose. Como proceder diante de possíveis crises de ansiedade ou como se comportar no período de provas foram temas abordados . Exemplos de técnicas de relaxamento foram demonstradas na aluna Gabryelle Paulina e aplicadas no restante das turmas.

A professora de Português, Tatiana Fendeler, perguntou quais comportamentos é possível diferenciar de um aluno tímido para um que precise de um acompanhamento psicológico. Já Hugo Freire, da turma 901/902, perguntou se o dinheiro está ligado à depressão. Ivan esclareceu as dúvidas e explicou que mesmo em casos de estabilidade financeira pode ocorrer casos de depressão, usou como exemplo o humorista Whindersson, que conquistou sucesso através do canal no YouTube e outras mídias e faz tratamento para superar a doença.

Na conclusão da palestra, o psicólogo e hipnoterapeuta clínico ensinou que a primeira ajuda que se pode dar a alguém com problemas de depressão e ansiedade é realmente ouvir o que a pessoa tem pra falar sem jugar, amparar e orientar para buscar ajuda profissional. Caso a pessoa não se sinta à vontade para procurar este auxílio, conversar e sinalizar aos pais ou pessoas próximas sobre o quão importante é apoiar e respeitar o tempo dela. A participação dos pais na detecção de mudança de comportamento de seu filho dentro e fora de casa é muito importante para uma prevenção e detecção da depressão.

A parceria com Ivan Oliveira vem gerando resultados positivos nas equipes tanto da escola primária, quanto da Escola de Profissionais do Turfe e entre os mais de 500 funcionários do Jockey. Entre em contato com o profissional pelo perfil do Instagram @ivanoliveirapsicologo ou pelo site: bit.ly/32WxvZe

Confira as fotos da palestra:

Saiba mais sobre a EJCB

A escola foi fundada em 27 de setembro de 1946 e atende, atualmente, aproximadamente 500 alunos por ano, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. São mais de sete décadas mantendo o ensino de qualidade, responsável pela formação escolar e cidadã das milhares de crianças que já passaram pela escola fundada e mantida integralmente pelo Jockey Club Brasileiro. O ensino é gratuito, inclui alimentação, assistência dentária e recebe filhos de funcionários, profissionais do turfe além de estudantes das comunidades que cercam o Jockey, como Rocinha, Vidigal e Parque da Cidade. A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Estudo recente mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade e se tornam profissionais bem-sucedidos.

Jockey celebra sete décadas da escola modelo gratuita

Clique aqui e confira matéria histórica da inauguração do prédio atual onde funciona a EJCB. A ocasião contou com a presença de chefes de Estado e representantes civis, militares e religiosos marcaram presença na ocasião – Dr. Mário de Azevedo Ribeiro, presidente do Jockey Club Brasileiro à época recebeu o então Presidente da República Café Filho, o Prefeito do Rio de Janeiro Alim Pedro, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távaro e demais convidados da alta sociedade. Os principais jornais da época do evento como Correio da Manhã, Diário da Noite, O Globo, Manchete e Diário Carioca deram destaque para a inauguração do prédio, considerado um padrão para demais escolas e para o governo do Rio de Janeiro.