Feira de Matemática na Escola JCB

A Feira de Matemática desse ano, foi realizada nos dias 4 e 5 novembro, onde foi apresentado o trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º ao 9º ano, visando uma interação entre as turmas, com os pais e com os funcionários do Jockey Club Brasileiro.

Banner confeccionado pela Vice Diretora Dânia e por alguns alunos do Ensino Fundamental I.

Banner confeccionado pela Vice Diretora Dânia e por alguns alunos do Ensino Fundamental I.

O objetivo era que os alunos pudessem jogar com o público visitante e assim demonstrar através de várias atividades lúdicas os diferentes conceitos matemáticos que aprenderam.

Pais, funcionários e alunos interagindo com a matemática de uma maneira lúdica e divertida.

No turno da manhã foram apresentados os trabalhos do 6º ao 9º ano e da Turma 101. Cada turma organizou os seus materiais em suas respectivas salas de aula. 

O 6º ano confeccionou diferentes jogos com Frações, a Turma 602 explorou as operações de Adição e de Subtração e a Turma 601 as operações de Multiplicação e Divisão.

Alunos Turma 602 Jogo da Corrida de Carros: Adição de Frações.
Alunos Turma 601 brincando com a Caixa de Especialidades da Nestlé: Divisão de Frações.

No 7º ano, a Turma 701 abordou a Introdução a Álgebra e as noções básicas para a Construção do Plano Cartesiano e a Turma 702 fez o trabalho introdutório para Equação do 1º Grau.

Alunos da Turma 701 Jogando no Totó com a Diretora Sandra para explorar noções introdutórias à Álgebra.
Alunos da Turma 702 ensinando os pais conceitos básicos para a Construção do Plano Cartesiano.

O 8º ano apresentou o Teorema de Pitágoras, Desafios com Malba Tahan, Número de Ouro e o Número ¶, com abordagens diferentes em cada uma das turmas.

Alunas Turma 801 pesquisa e experimentos com o número π.
Turma 802 pesquisa e desafios de Júlio César de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan.

O 9º ano realizou diferentes propostas entre as turmas 901 e 902. Utilizaram o Teorema de Tales para medir a altura do prédio, mostraram diferentes aplicações do Teorema de Pitágoras e um jogo com a Função Quadrática, que explorou seus principais conceitos.

Alunos da Turma 901 apresentação da vida e obra de Albert Girard e atividades de raciocínio lógico.
Alunas Turma 902 apresentando para os pais a pesquisa de Malba Tahan e os problemas que constam no seu livro O Homem que Calculava.

Nos murais dispostos ao longo do pátio interno da escola foram colocados alguns trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Matemática, com a professora Cássia, e também foi montado uma linha do tempo interativa na qual relatava a História da Matemática e os principais acontecimentos históricos vivenciados em cada época. Esse trabalho foi realizado com todas as turmas do Ensino Fundamental II no Laboratório de Informática. Onde os alunos pesquisaram, sintetizaram as informações e ilustraram seus registros com diferentes gravuras.

Mural com trabalhos do 1º ano: Transformação da Frase Matemática em Conta e do 2º ano: Tabuada do 2: 2 bolas de sorvete em cada casquinha.

Depois, foi proposto a cada turma que escolhessem dois matemáticos, que desenvolveram trabalhos que abordavam os, conceitos que eles estavam estando. Foram indicados dois alunos para representá-los, através da caracterizaram física, relatos importantes de suas vidas e suas contribuições para a Matemática.  Esses alunos foram dispostos ao longo da linha do tempo e se apresentavam para o público visitante, o qual ganhava uma cédula para votar no matemático que melhor foi representado.

Matemáticos do 6º ao 9º ano.

No turno da tarde as turmas do 1° ao 3° ano realizaram seus trabalhos no refeitório da escola, onde todos os alunos foram agrupados e distribuídos entre várias mesas, para que o público pudesse interagir com eles. As turmas do 4º e do 5º ano se organizaram em suas salas de aula.  

O 1º ano explorou jogos com as operações de Adição e Subtração.

Aluno da Turma 101 preparando as roupas no varal para fazerem o Jogo da Subtração com os pais.
Aluna da Turma 101 preparando as roupas no varal para fazerem o Jogo da Subtração.
Turma 102: Jogo da Subtração retirando as frutinhas da árvore.

O 2º ano realizou Jogos de Multiplicação com as leis do 2 e do 5, jogos introdutórios aos conceitos de hora inteira e minutos a partir da tabuada do 5.

Alunos Turma 201 jogando com os pais os Jogos: 2 flores em cada vaso e 5 dedos em cada mão, para a construção das Tabuadas.

No 3º ano, a Turma 301 apresentou jogos com as operações de Adição com Transporte, Subtração com Retorno, a Construção do Milhar e a origem dos conceitos de dobro e do triplo através de dobraduras e tinta guache.

A Turma 302 propôs jogos que diferenciam a Divisão Medida da Divisão Partilha, jogos com o Algoritmo da Multiplicação por um Algarismo e do Algoritmo da Divisão por um Algarismo. Nessa turma foram utilizados diferentes materiais de contagem para a realização das atividades, como lápis de cor, palitos de picolé, tampinhas de garrafa e Material Dourado.

Alunos Turma 301 ensinando o Jogo da Adição com Transporte, usando como material de contagem os lápis de cor.
Alunas Turma 301 jogando com uma mãe o Jogo da Construção do Milhar com tampinhas de garrafa.
Alunas Turma 302 ensinando o Jogo da Diferença entre Divisão Medida e Divisão Partilha.

O 4º ano organizou jogos de sistematização da Multiplicação com diferentes leis, jogos da Multiplicação com 2 Algarismos através da Geometria e jogo do perímetro de diferentes figuras geométricas planas com a transformação de unidades do Sistema Métrico.

Alunos Turma 401, ensinado o Jogo do Perímetro de Figuras Geométricas Planas.

O 5°ano abordou o jogo do STOP para a sistematização das 4 operações fundamentais, o jogo do Troca para explorar simultaneamente a multiplicação com as leis do 6 ao 9 e a exploração das Histórias Matemáticas com as 4 operações fundamentais a partir dos Clássicos da Literatura Infantil.

Alunos Turma 501 jogando o Jogo do Troca.

A Professora de Informática, Ana Flávia, apresentou o trabalho interdisciplinar que desenvolveu no Ensino Fundamental I envolvendo a Matemática, o Português, a Literatura Infantil e os diferentes recursos que podem ser explorados com o Power Point, a Internet e o Excel.

Apresentação do trabalho de Informática Educativa.

Através das fotos conseguimos perceber o envolvimento de todos nas diversas atividades propostas, sem dúvida alguma foram dois dias de muito trabalho e interação dos alunos com o público. Sabemos que experiências ricas como essas contribuem não apenas para a consolidação de conceitos matemáticos estudados, mas para a desenvoltura na apresentação, onde os alunos superam a timidez e fortalecem a autoestima.

Vencer os desafios propostos, construir novas competências e habilidades, aprender a aprender de uma maneira prazerosa são metas que Escola Jockey Club Brasileiro propõe aos seus alunos no trabalho que diariamente é desenvolvido e que em eventos como esses fazemos questão de apresentar para todos que nos visitam. 

A todas as pessoas que vieram na Feira de Matemática 2019, o nosso sincero agradecimento, a participação de vocês nas atividades com nossos alunos fizeram com que os objetivos traçados para esse trabalho fossem plenamente atingidos Mais uma vez constatamos na prática a importância dos vínculos e das relações estabelecidas entre a criança, sua família e a escola para o desenvolvimento integral de nossos alunos.

Jaqueline Lumertz

Coordenadora de Matemática, Ciências e Informática da EJCB.