Festa Julina celebra diversidade e encerra o primeiro semestre na EJCB

Dentro do Projeto Político Pedagógico da Escola Jockey Club Brasileiro, cujo tema do ano letivo de 2025 é “Aceitação e Valorização da Diversidade”, no dia 18 de julho aconteceu a celebração do projeto com uma animada Festa Julina, marcada por momentos de celebração do Folclore Brasileiro.

A festa contou com a participação de toda a comunidade escolar, envolvendo as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em atividades realizadas nos turnos da manhã e da tarde. Professores e alunos se dedicaram a pesquisas e trabalhos sobre o tema, que ganharam vida em apresentações de danças, barraquinhas com quitutes, brincadeiras, correio elegante, apresentação de flauta, barraca do 9º ano e muitas expressões culturais.

As músicas escolhidas para as turmas dançaram foram – Turma 101: Flor do Mamulengo; Turma 102: Fuzuê; 2º ano: Chegou a Hora da Fogueira; 3º ano: Ciranda Cirandeiro no Ritmo; 4º ano: Festa Junina; 5º ano: São João de Todos os Tempos; 6º ano: Festa na Roça; 7º ano: Vem Morena; 8º ano: Xaxado no Chiado e 9º ano: Mix de músicas juninas.

Foi um dia de alegria e integração que encerrou com chave de ouro o primeiro semestre letivo de 2025. Parabenizamos todos os envolvidos que contribuíram para o sucesso desse momento especial!

Veja como foi:

Turma 101 – Professora Aline

Turma 102 – Professora Jaqueline

Turma 301 – Professora Camila

Saiba mais sobre a Escola JCB

A escola foi fundada em 27 de setembro de 1946 e atende, atualmente, aproximadamente 300 alunos por ano, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. São mais de sete décadas mantendo o ensino de qualidade, responsável pela formação escolar e cidadã das milhares de crianças que já passaram pela escola fundada e mantida integralmente pelo Jockey Club Brasileiro.

O ensino é gratuito, inclui lanche e atende filhos de funcionários, profissionais do turfe além de estudantes das comunidades próximas ao hipódromo. A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Uma pesquisa interna mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade, muitos retornam como profissionais bem-sucedidos para dar palestras e inspirar novas gerações.

Jockey celebra sete décadas da escola modelo gratuita

Clique aqui e confira matéria histórica da inauguração do prédio atual onde funciona a EJCB, em 27/09/1946.

A ocasião contou com a presença de chefes de Estado e representantes civis, militares e religiosos marcaram presença na ocasião – Dr. Mário de Azevedo Ribeiro, presidente do Jockey Club Brasileiro à época recebeu o então Presidente da República Café Filho, o Prefeito do Rio de Janeiro Alim Pedro, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távaro e demais convidados da alta sociedade.

Os principais jornais da época do evento como Correio da Manhã, Diário da Noite, O Globo, Manchete e Diário Carioca deram destaque para a inauguração do prédio, considerado um padrão para demais escolas e para o governo do Rio de Janeiro.