Elegância, inovações e surpresas marcaram o 90º Festival Grande Prêmio Brasil. O tradicional e maior evento de turfe do Rio de Janeiro foi o maior sucesso entre sexta e segunda (24 a 27/06), no Jockey Club Brasileiro. Mais de 20 mil pessoas passaram pela Gávea e curtiram a extensa programação.
As crianças puderam aproveitar uma tribuna inteira de atividades lúdicas com os expositores da curadoria especialíssima do Burburinho, que completou 10 anos no mesmo final de semana do evento. Os pequenos montavam torcidas, vibrando a cada páreo. Já os adultos, com olhares atentos, se dividiram entre as opções gastronômicas e as apostas. Além do Burburinho, quem também marcou presença no domingo foram os personagens Lady Bug e Cat Noir, do Gloob, que fizeram a alegria dos nossos mini torcedores. Quem passeou nas tribunas também curtiu a exposição do livro Backstage, do fotógrafo Christian Odevall, que passou três anos acompanhando os bastidores das Vilas Hípicas do Jockey, onde começa parte do espetáculo. Para deixar o ambiente ainda mais charmoso, o tradicional desfile de chapéus super elegantes, organizado pelo chapeleiro Denis Linhares, figura tradicional no GP, encantou a todos no domingo.
Disputas acirradas foram definidas nos últimos segundos, arrancando gritos da plateia e muita comemoração com a vitória. O gaúcho Leandro Danowicz que veio do Sul para a festa, apostou R$ 12 e estava todo feliz porque ganhou R$ 1.800.
Por volta das 17h, foi o momento do páreo mais famoso e concorrido do turfe nacional , o Grande Prêmio Brasil, que surpreendeu com o Nautilus chegando em primeiro lugar, junto do jóquei R.Viana, que não figurava entre os favoritos e despontou durante a corrida, gerando comoção ao final da prova.
Ao fim da prova, o céu do Jockey Club foi tomado por um lindo show de drones e luzes, formando várias imagens, como o Cristo Redentor, um cavalo correndo, um troféu, a sigla do Jockey Club Brasileiro – JCB, e o nome GP Brasil. Um verdadeiro espetáculo à parte!
Depois de dois anos de pandemia, quando o festival teve que acontecer de portas fechadas para o público, sendo restrito somente aos profissionais e envolvidos, foi inesquecível voltar a ver as tribunas repletas de apaixonados pelo turfe e de ver os gramados cheios de cariocas e turistas curtindo a programação infantil e gastronômica com um lindo sorriso no rosto.
E o próximo Festival Grande Prêmio Brasil já tem previsão para o último final de semana de junho de 2023. Até lá, a diversão continua de domingo a terça-feira, toda semana, com entrada franca.
Confira abaixo alguns desses momentos registrados pelos fotógrafos Sylvio Rondinelli, João Cotta e Beatriz Cunha.