Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência será aplicado na EJCB

Mais uma conquista da Escola Jockey Club Brasileiro. A EJCB, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, oferecerá aos seus alunos durante o ano letivo de 2018 o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O início do programa será no dia 22/03, quando as atividades serão realizadas com as turmas do 1º e 7º anos, turno da manhã.  

 

O PROERD, que em 2017 comemorou 25 anos de existência, é dividido em dez lições que abordará um tema comum ao aluno em cada encontro. De acordo com a Cabo Angélica Mendonça de Lima, que é uma das responsáveis pelo programa no Rio de Janeiro, o objetivo do curso é prevenir, para que antes que aconteça alguma situação ou fato os jovens já saibam identificar os perigos e terem ferramentas para se blindar.

 

“A ideia do projeto é cuidar da base sócio emocional do aluno, para que ele se reconheça como cidadão e parte da sociedade. Nos encontros também trabalhamos questões sobre tomada de decisões de cada indivíduo, como cada ação tem uma reação e como isso pode influenciar no futuro deles e também da sociedade que ele vive. Ou seja, a criança é orientada e incentivada a pensar no futuro e em como é possível botar na prática, quais caminhos ele deve seguir para atingir seus objetivos profissionais e pessoais. Além de como agir em determinadas situações que possam vir a passar”, explicou.

 

        

 

O projeto tem uma forma de abordagem para a Educação Infantil e outra para o Ensino Fundamental. Na EI são trabalhados cartazes informativos para a segurança pessoal da criança, saber quais são os números de telefone de emergência, saber identificar a emergência, qual tipo é, abordar o que fazer caso um estranho segurar a criança na rua, ou falar com ela e até levar para outro lugar. É ensinado a andar sempre segurando as mãos dos pais enquanto estiver em local público, o seguimento de regras, seja na escola ou em casa. São 25 minutos de aula, no chão da sala de aula, com a utilização de cartazes, construindo uma visão de como se manter seguro e protegido.

 

Já no Ensino Fundamental, o encontro é feito semanalmente, com as aulas tendo 1h de duração. Nos encontros os assuntos são abordados sempre com muita sinceridade e verdade para adolescentes falando sobre as tomadas de decisões, riscos, entre outros assuntos. Ao final de cada aula é aplicada uma redação, que serve de feedback para os orientadores.

 

O Jockey Club Brasileiro fica feliz por mais essa conquista da EJCB e deseja sucesso no projeto que se iniciará!

 

Confira algumas fotos do encontro: