Professora Flavia Leite leva a robótica através do Projeto Tecnologia para a Escola Jockey Club Brasileiro

O Projeto Tecnologia foi desenvolvido pela Professora Flavia Leite com o intuito de apresentar a Robótica sustentável para os alunos da Escola Jockey Club Brasileiro do 1º ao 9º ano, a apresentação ocorreu no dia 29/11. Os alunos puderam usar materiais recicláveis na execução das atividades, transformando-os em objetos sustentáveis e funcionais.

Os alunos do 1º ano (fotos abaixo) aprenderam a montar robôs através do jogo “Sucker Biock“. A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos maior conhecimento e ajudar no desenvolvimento da prática educativa de forma visual e sensorial, com foco na coordenação motora e visual.

Foi desenvolvido no 2º ano o projeto “Mãos de Canudos”, com o objetivo de desenvolver a criatividade durante a atividade em grupo, nele, os alunos puderam usar as próprias mãos para fazer o molde para as mãos sustentáveis. Os alunos do 3º ano participaram da confecção do “Copo Pula-Pula”, com o objetivo de desenvolver a atenção, a memória e a observação ao realizar a atividade. No 4º ano, os alunos aprenderam a utilizar o programa Blockly Games Online para fazer uma programação em bloco, assim, podendo auxiliar na construção do raciocínio lógico, concentração e ordenação correta em suas atividades, ao tempo que também apresentaram para outros alunos da escola.

No 5º ano foi utilizado periféricos doados pelo setor de Tecnologia da Informação do Jockey Club Brasileiro, como teclados, mouses e torres de computador e então, os alunos puderam desenvolver a criatividade na confecção de porta-objeto, chaveiros, suporte para chave, porta retrato com a foto dos alunos da turma e, ainda com as peças, fazer formas de coração.

O Ensino Fundamental II, turmas do 6º ao 9º ano, criaram e construíram jogos educativos, de cinética e robótica com materiais sustentáveis. O objetivo geral do projeto foi incentivar a pro atividade dos alunos para que tenham mais confiante e criatividade no desenvolvimento intelectual.

Saiba mais sobre a Escola JCB

A escola foi fundada em 27 de setembro de 1946 e atende, atualmente, aproximadamente 300 alunos por ano, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. São mais de sete décadas mantendo o ensino de qualidade, responsável pela formação escolar e cidadã das milhares de crianças que já passaram pela escola fundada e mantida integralmente pelo Jockey Club Brasileiro.

O ensino é gratuito, inclui lanche e atende filhos de funcionários, profissionais do turfe além de estudantes das comunidades próximas ao hipódromo. A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Uma pesquisa interna mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade, muitos retornam como profissionais bem-sucedidos para dar palestras e inspirar novas gerações.

Jockey celebra sete décadas da escola modelo gratuita

Clique aqui e confira matéria histórica da inauguração do prédio atual onde funciona a EJCB, em 27/09/1946.

A ocasião contou com a presença de chefes de Estado e representantes civis, militares e religiosos marcaram presença na ocasião – Dr. Mário de Azevedo Ribeiro, presidente do Jockey Club Brasileiro à época recebeu o então Presidente da República Café Filho, o Prefeito do Rio de Janeiro Alim Pedro, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távaro e demais convidados da alta sociedade.

Os principais jornais da época do evento como Correio da Manhã, Diário da Noite, O Globo, Manchete e Diário Carioca deram destaque para a inauguração do prédio, considerado um padrão para demais escolas e para o governo do Rio de Janeiro.